quinta-feira, 30 de abril de 2015

Envelhecer

Piedade para com a idade.

Desde o início da construção do olhar sobre a geriatria fazemos com que os estudantes se deparem com estatísticas assombrosas sobre nossos idosos. Estão analfabetos, acamados, com problemas renais, cardíacos, pulmonares, neoplásicos. Esta é a imagem que surge a nossa frente consultando a base de dados do governo.

Pouco tempo depois vamos ao posto de saúde saber como é o desenho da família destes homens e destas mulheres que vêm a nós. Estão cuidando dos filhos de seus filhos, quando não estão sozinhos em casa, na vida.

Em seguida, vamos a uma instituição de longa permanência, um lar para idosos, que já melhorou muito desde a última vez que estive por lá, mas há ainda um odor de urina no ar e a triste visão da dependência em camas. A ciência médica tenta se apropriar do sofrimento deles para minorá-lo, e a interna me diz que a cada mês são quatro ou cinco mortes.

Um dos nossos chorou ao ver tudo aquilo, enquanto eu explicava sobre porque a deficiência de dopamina provoca rigidez e movimentos involuntários. 

É isso o que temos a ensinar sobre velhice para nossos jovens? Sobre o quanto ela nos leva ao médico? Pobre médico que aprende a enxergar a velhice com olhos tão tristes. 

Isso não é uma crítica ao nosso plano de ensino. Ele é muito ativo, com atividades de campo, contato precoce com o paciente, coleta de histórias que vão além da doença. Isso é um lamento para com a medicina que nos faz ver o mundo pelas lentes da doença. Queremos, então, que o médico seja um amor de pessoa, quando só viu desgraça do começo da faculdade até o fim. 

Precisamos endurecer para sobreviver nessa profissão. Quantas lágrimas não tive que engolir para dar prioridade ao raciocínio que tinha de falar! Quando a dor nos bate a porta, espera uma resposta mais do que um ombro amigo. Mas o ombro amigo, quando as respostas vão falhando, é o que sobra dar, e o que não nos ensinam. Não faz parte do que cai nas provas de residência médica.

Ainda falarei aqui sobre a velhice. Meu objetivo é tentar mostrar mais a beleza de não mais ser jovem. Por enquanto, deixo apenas essa reflexão de denúncia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário